Por:
Kelvim Jerônymo de Souza (kelvimjs@hotmail.com),
Geovane Leandro dos Santos (geovane_gtf@hotmail.com) e
Roberto de Souza Ezequiel (roberto.angolano@hotmail.com).
Assessoria de Imprensa é um instrumento composto de Comunicação, fazendo parte das atividades da área. Sua principal tarefa é tratar do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa. Os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa são formados em Relações Públicas ou em Jornalismo. Há muita confusão entre assessoria de imprensa e publicidade. Pois são formas de comunicação distintas. A publicidade utiliza-se de espaços pagos em mídia eletrônica ou impressa, de um produto. Assessoria de imprensa é uma forma de se conquistar cobertura editorial com apelo noticioso e não comercial. Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. O interesse pela assessoria, é determinado pela geração de informações de interesse público.
Funções / Objetivos:
* Estabelecer relações sólidas e confiáveis, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada.
* Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado.
* Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes.
* Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo.
* Capacitar o assessorado e outras fontes de informação aproximar dos meios de comunicação a realidade das empresas.
Conceitos importantes para a Assessoria de Imprensa:
Press release
São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar... à mídia sobre algum fato. São usados para anúncios... que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Deve conter informação jornalística com objetivo promocional. É uma proposta de sugestão de pauta, do ângulo de quem o emite. A internet facilitou o envio de comunicados por e-mail, aumentando o uso deste recurso. isto gerol um esvaziamento da apuração no Jornalismo e um crescimento indevido do poder das assessorias.
Press-kit
É um pacote de Press release com brindes promocionais que facilitem a cobertura jornalística e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.
Mailing list
É uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
Entrevistas coletivas
São eventos nos quais o assessorado é entrevistado ao mesmo tempo por vários órgãos de imprensa e veículos de mídia. O acesso de um jornalista a uma entrevista coletiva depende de credenciamento junto à assessoria. Também são momentos propícios para registro fotográfico.
Eventos e sociabilidade
A Assessoria de Imprensa atua como produção de eventos, atividade que não é sua, de origem.Festas, coquetéis, entre outros, são eventos que podem ser úteis à Assessoria para divulgar novidades do assessorado. O público destes eventos pode ser externo ou interno, e eles contam com a presença de agentes da mídia para que sejam bem-sucedidos.