ANDRESSA, DÉBORA E JÉSSICA BARBOSA nos mostram o que trazem as turmas da manhã na Feira Cultural 2010 do C.E. Mariano Procópio.

Feira Cultural 2010 do Colégio Estadual Mariano Procópio:

"Ciência se aprende fazendo!"


Turno da manhã...

Por:
Andressa Aparecida Ferreira da Silva Sá,
Débora Arlete da Conceição e
Jéssica Barbosa dos Anjos,
todas alunas da segunda série
do Ensino Médio.
Turma 1001

Orientada pelas professoras Aline e Sandra – de Língua Portuguesa, a turma se apresenta na Feira a partir do promissor título "Revista Mariano Procópio". Segundo a aluna Elen Marques, moradora do bairro São Sebastião, "a turma está fazendo um apanhado gigante, falando sobre política, saúde, educação e moda". Elen diz ainda que esse ano é provável que a Feira fique ainda melhor que a do ano passado, já que, segundo ela, as coisas estão mais interessantes.

Turma 1002

Nesta turma, a aluna Kézia - de 15 anos e moradora do bairro Portões - nos informou que apresentará atividades dentro do tema "Fontes de Energia" (Eólica, Solar, Nuclear, etc). A preocupação de Kézia parece ser com a organização dos alunos em relação ao tempo, o que é compreensível em processos coletivos e democráticos. Então, não deixe de conferir a parte da Feira dedicada a esta turma. Os professores responsáveis são Fausto (Física) e Lilian (Matemática). O professor Fausto parece bem empolgado com os resultados, segundo ele "a Feira Cultural deste ano será melhor que a do ano passado... e a tendência é melhorar, os alunos também estão muito interessados"!

Turma 1003

Os alunos desta turma, orientados pelas professoras Sheila (Geografia) e Leninha (Língua Portuguesa), apostam na cativante "Literatura de Cordel" para atrair a atenção dos visitantes da Feira. Segundo a professora Leninha, procurou-se incentivar os alunos, por exemplo, questionando-se sobre a origem do Cordel, sua importância em nossa cultura, etc; segundo ela, os alunos constroem, num primeiro momento, versos livres, ainda que rimados, mas sem preocupação rigorosa com a métrica clássica do Cordel – tudo isso para estimular a criação. Só num segundo momento, então, é que a professora trabalharia a questão mais "burocrática" da métrica do verso, palavras que mais aparecem, etc. Aliás, Leninha nos deixa como uma ótima dica de Língua Portuguesa, os seguintes sites (vale à pena conferir!): http://m.dicio.com.br (Dicionário On Line de Português) e http://www.priberam.pt/dlpo (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Turma 2001

Dramaturgia (Teatro) e Mural de Imagens. Estes são os principais veículos que levarão a turma 2001 à Feira Cultural deste ano. As professoras responsáveis, Sônia (Língua Portuguesa) e Eliane (Filosofia) estão bem confiantes na capacidade da turma. Segundo a professora Sônia, "também haverá literatura de cordel; a princípio, sugerimos o tema de 'meio ambiente', mas a insistência dos alunos foi saudável e nos convenceu; eles estão bem empolgados! Nosso trabalho – como professores – está sendo apenas o de orientar, corrigir aqui e ali; do mais, a turma está bem empolgada mesmo! Este ano, a interação com a Direção e Coordenação do colégio está sendo bastante produtiva". O aluno Roberto, 17 anos, confirma que a organização está indo muito bem por conta dos alunos; segundo ele "a feira será ainda melhor que a do ano passado, porque os alunos estão mais empenhados e esforçados". Vale à pena esperar! Segundo a professora Eliane (Filosofia), "é importante que a Feira Cultural traga formas de ampliarmos o conhecimento dos alunos; outra característica importante que está acontecendo nesta Feira é a troca de experiências entre os colegas de turma; surgem novas formas de enxergar a realidade, até porque a Feira aborda várias áreas do conhecimento; há uma saudável troca de papéis, respeito do trabalho do outro, etc".

Turma 2002

Nas palavras de um aluno desta turma, Carlos Eduardo T. Valério, de 18 anos, "nós estamos aproveitando óleo e gordura para fazer sabão!"; apesar da empolgação, Carlos acredita que não terá um desempenho tão bom quanto à Feira do ano passado, já que, desta vez, acabou sem muito tempo para se preparar. Vamos conferir! A empreitada desta vez vem capitaneada pelos professores Lilian (Matemática) e Jacqueson (Química). Aliás, o professor Jacqueson ressalta que os alunos estão realmente trabalhando, motivados, interessados, preocupados em aprimorar todo o processo, apesar dos últimos feriados terem encurtado o tempo disponível para as tarefas. No estande onde alunos e professores da 2002 estarão espondo os trabalhos, haverá, além do esperado "sabão reciclado", distribuição da "receita" (como manipular os ingredientes, etc.).

Turma 3001

Justin?! Akon?! Famosos internacionais no Mariano?! Não, muito melhor que isso: a turma 3001 orgulhosamente apresenta: Caio (cover do Justin) e Levi (cover do Akon) dublando esses ídolos da juventude. Como isso foi possível? Principalmente pelo excelente trabalho de orientação da professora Roberta (Inglês) que, a partir do tema gerador "O Inglês através da Música", despertou nos alunos desta turma de formandos do Ensino Médio a vontade de aprender e se divertir! O aluno Walter Jr., 18 anos, nos diz que, apesar da pontuação pela participação na Feira deste ano ter sido menor, acredita que o evento realmente colabore com sua formação. Segundo a organização, haverá também: música ao vivo, com a aluna Vitória – que deleitará os visitantes da Feira Cultural 2010 com sua voz, na versão em inglês; "boite" em uma das salas, com horários determinados para as apresentações. Se você é jovem como todos eles, dos oito aos oitenta anos, então dê uma conferida!

Turma 3002

Nesta outra turma de formandos, parece que ninguém está com pressa "para tirar o pai da forca". Até porque é justamente esse o tema dos alunos na Feira Cultural deste ano: a Forca! Ou melhor, como propõe o título do trabalho: "A Forca na Questão Social". O aluno Leandro Oliveira, por exemplo, de 19 anos, está bastante empenhado no trabalho, apesar de achar pouco o tempo para se organizar (principalmente, como já foi mencionado por outros alunos, por conta dos últimos feriados, eleições, ENEM, etc). Os professores que orientam a 3002 são Francisco (História) e João (Matemática). Segundo o professor Francisco, procurou-se questionar, em relação ao tema principal (forca), não apenas seu aspecto histórico ou social, também seu caráter psicológico ou mesmo religioso ao longo do tempo. Será que a "inocente brincadeira de forca" tem suas origens em passados remotos? Fica aí a provocação! Não deixe de visitar esse estande!